Texto Bíblico

Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, Ele, que amara os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. No decorrer da ceia, Jesus levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha, que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura.

Quando chegou a Simão Pedro, este disse-Lhe:

«Senhor, Tu vais lavar-me os pés?».

Jesus respondeu:

«O que estou a fazer, não o podes entender agora, mas compreendê-lo-ás mais tarde».

Pedro insistiu:

 «Nunca consentirei que me laves os pés».

Jesus respondeu-lhe:

«Se não tos lavar, não terás parte comigo».

Simão Pedro replicou:

«Senhor, então não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça».

Jesus respondeu-lhe:

«Aquele que já tomou banho está limpo e não precisa de lavar senão os pés. Vós estais limpos, mas não todos».

Jesus bem sabia quem O havia de entregar. Foi por isso que acrescentou: «Nem todos estais limpos». Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse-lhes:

«Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também».

A seguir, Jesus fez uma oração, dividiu um pão em pedaços e deu-os aos discípulos. Depois disse-lhes:

«Quando comerdes este pão, lembrem-se do meu corpo, que será entregue por vós.»

Depois, Jesus fez outra oração, pegou num copo de vinho e deu-o aos discípulos. E disse:

«Quando beberdes este vinho, lembrem-se do meu sangue, que eu vou dar para que o Pai perdoe todos os pecados. Façam isto em memória de mim.»

 

No tempo de Jesus as sandálias eram o principal tipo de calçado? Mas também havia pessoas que não tinham dinheiro para comprar sandálias e por isso andavam descalças.

Quando alguém recebia um hóspede em casa, oferecia-lhe uma bacia com água e um servo para lhe lavar os pés. As pessoas lavavam os pés quando entravam em alguma casa, porque tinham os pés sujos. As sandálias não protegiam bem os pés e aqueles que andavam descalços não tinham proteção nenhuma.

Lavar os pés a alguém, no tempo de Jesus, era trabalho de um escravo.
Jesus lavou os pés aos seus discípulos. Jesus fez um trabalho de um escravo.

 


 

 

 

 

A última ceia é o nome dado à refeição que  Jesus realizou com os seus discípulos em Jerusalém antes de sua crucificação. Ela é a base de todos os evangelhos para a instituição da Eucaristia, também conhecida como "Comunhão".

Para os judeus, o pão e o vinho já eram elementos essenciais para uma ceia. Mas com Jesus ganhou um novo significado. O vinho simbolicamente representa o sangue de Jesus, e o pão, o corpo. E é por essa razão que até hoje tomamos a ceia todos os domingos. Para fazermos memoria de Jesus.

 

 

Já pensaste que Jesus curvou-se para lavar os pés aos discípulos?

Jesus fez-se escravo. Mas Jesus não fez isso por acaso.

Jesus, sendo filho de Deus, mostra-nos e dá-nos o exemplo a seguir. Jesus lava os pés aos discípulos como sinal de amor por eles.

 Já lavaste os pés a alguém?

Quando eras mais pequenino(a), alguém, não só te lavou os pés como também te deu banho. Sabes porquê? Porque te amam! Porque queriam o melhor para ti! Porque queriam que andasses limpo(a).

Assim como Jesus lavou os pés aos discípulos, porque os amava, também te convida a lavar os pés a alguém que tu amas.

Porque não o fazes? Porque não lavas os pés ao teu pai ou à tua mãe, aos teus irmãos(ãs)? Não importa a quem, mas sim a alguém que tu amas com todo o teu coração.

 

 

 

 

 

Já pensaste que Jesus deixou-nos o pão e o vinho como símbolos do seu corpo e do seu sangue para lhe fazermos memória.

Jesus é nosso amigo e quer que tu, sempre que possível, lhe faças memória. Jesus quer estar presente na tua vida.

Às vezes, temos amigos(as) ou familiares que nos dão presentes. Quando olhas para esse presente, não te lembras de quem te deu esse presente? Mesmo durante muitos anos, olhamos para o presente e recordamo-nos de quem nos deu o presente.

Ora, Jesus fez o mesmo connosco com o pão e o vinho. Jesus fez com que, passados estes dois mil anos, nós pudéssemos recordar-nos d’Ele. Sempre que olhamos e comemos e bebemos o pão e o vinho, estamos com Jesus e Jesus connosco.

 

 

 

 

 

Atividades

Palavras Cruzadas

Pergunta

Palavra Escondida

Pintar Desenho

 

Sexta-feira Santa

Catequese Paroquial de Valongo

Rua Sousa Paupério, nº213

Apartado 170

4440-909 Valongo

Email: valongoparoquia@gmail.com

Contacto: 224 210 822; 925415520